Pincéis de maquiagem: para que cada um serve?


Bom dia pessoal! Tudo bem por ai?

Hoje vamos conversar um pouco sobre pincéis de maquiagem. Sabemos que a utilização de pincéis no momento da maquiagem dá uma diferença enorme no resultado final da make. Pois os pincéis dão um excelente acabamento na pele deixando tudo perfeito. Porém, muitas se perdem no meio de tantos pincéis que existem não é mesmo (rsrs)? E hoje vamos conhecer os principais pincéis para utilizarmos quando estivermos nos maquiando.




Vamos lá!!!

1) Pincéis para base





Pincel língua de Gato: Esse é o pincel mais famoso e fácil de encontrar (são os dois primeiros da foto acima). Tem o formato chato e fino o que facilita na hora de espalhar a base por igual. Ele é um pincel de cobertura alta, aplica bastante produto e ao utilizar deve verificar se o mesmo não deixou linhas no momento da aplicação (isso é um probleminha desse tipo de pincel). Você deve colocar um pouco de base nas costas da sua mão e molhar a ponta do pincel. Comece aplicando na parte central do rosto e vau puxando para as laterais dando batidinhas com o pincel para a cobertura ficar melhor e sem marcas. O segredo é usa-lo fazendo um X no rosto!

Kabuki: Esse tipo de pincel (terceiro e quarto na foto acima) é mais denso e possui uma quantidade maior de cerdas, dando uma maior precisão e cobertura na pele. Deve-se aplicar uma pequena quantidade de base no rosto e em seguida espalhar com o pincel, dessa forma o acabamento será natural e você economizará produto rs.

Duo Fiber: É um modelo bastante procurado pela mulherada (é o último da foto acima), ele é uma combinação de cerdas naturais e sintéticas. Por esse motivo ele tem uma textura macia e deixa a pele com aspecto iluminado. É indicado para quem gosta de uma cobertura mais leve para o rosto. Deve-se usar dando  leves batidinhas no rosto para evitar manchar e deixar a pele uniforme. Você também pode usar ele após usar um dos outros tipos de pincel de base, para dar aquela "esfumada" no rosto.

2) Pincéis para corretivo





Língua de Gato: Esse tipo de pincel também pode ser utilizado para aplicar corretivo. Ele é indicado para uma aplicação mais precisa. Existem de diversos tamanhos (na foto são os números 1, 2 e 4) e você deve escolher de acordo com a área onde será aplicado o corretivo. Na hora de aplicar nunca fique esfregando de um lado para o outros, pois isso faz com que você tire os produtos que foram utilizados antes do corretivo. O ideal é aplicar de forma suave e dando leves batidinhas até deixar uma camada fina de produto.

3) Pincéis para pó





Normalmente é arredondado e com muitas cerdas. Por serem grandes facilita a aplicação do pó, pois abrange uma grande área de uma só vez e não deixa pó acumulado no rosto. Você deve aplicar com movimentos de vai-e-vem e deve caprichar na zona T do rosto (normalmente é a parte mais oleosa). Para não exagerar na quantidade de pós, apenas encoste o pincel no seu pó e dê batidinhas na mão ou assopre de leve para retirar o excesso.

4) Pincéis para contorno facial e iluminação



Iluminar: O último pincel, da foto acima, é muito utilizado (ele também é utilizado para retirar pó que podem cair no rosto durante a maquiagem). Pegue uma pequena quantidade do seu iluminador e retire o excesso do pincel e aplique nas áreas a serem iluminadas. 

Contorno: Os três primeiros pincéis são do tipo chanfrado. Esse formato é indicado para quem deseja fazer um contorno facial mais esfumado e natural. Você deve ir depositando o produto aos poucos no rosto para ter um acabamento impecável no final. Após o chanfrado temos os pincéis pontudos eles são bem precisos, pois seu formato facilita a aplicação. Quando você quiser esfumar basta apertar mais o pincel no rosto. Lembre-se de antes de aplicar o produto sempre retirar o excesso.

5) Pincéis para blush




Tradicional (1): É o mais fácil de ser encontrado e garante um efeito esfumado e natural à maquiagem.

Chanfrado (2): Permite aplicar o blush de forma mais precisa, por esse motivo tem que tomar cuidado para não ficar exagerado e muito marcado.

Duo Fiber (3): Muito utilizado para aplicar blush cremoso ou muito pigmentado, pois ele esfuma e espalha o produto de maneira uniforme na pele. 

Kabuki chanfrado (4): Como já vimos esse tipo de pincel é muito denso e como é chanfrado é mais preciso, se não retirar o excesso e ir aplicando o blush aos poucos corre-se o risco de ficar com o rosto marcado e nada natural.

6) Pincéis para aplicação de sombras




Esses modelos são ideais para aplicar camadas se sombra pois eles não dão muita definição. Os pincéis de topo reto são ideais para aplicar sombra abaixo dos cílios inferiores. Para deixar a cor bem pigmentada você não deve esfregar o pincel. 

7) Pincéis para esfumar




Para esfumar o recomendado é pinceis com as cerdas bem fofinhas e formato tipo oval. Você deve aplicar em movimentos vai-e-vem nas bordas da sombra que foi aplicada, pois com isso você terá um olhar marcante e natural. Uma sombra bem esfumada fica maravilhosa. Basta ter paciência e esfumar bastante.

8) Pincéis para delinear




Tem as cerdas finas e bem durinhas, são os pincéis chanfrados. Pasta pegar o produto que você deseja passar e com esse pincel você consegue uma precisão de traçado maior. Existem vários tamanhos e você deve escolher de acordo com a região que você ira utiliza-lo. Esse pincel também pode ser utilizado para corrigir sobrancelhas, aplicar delineador, passar sombra abaixo do cílios inferior ou rente aos cílios superiores.

9) Tipos de cerdas para os pincéis


Muitas temos dúvidas de qual tipo de cerda é melhor para os pincéis. Então segue um quadro comparativo para que você tire as suas conclusões ok? Afinal, cada uma de nós nos maquiamos de uma forma e utilizamos tipos de maquiagens diferentes.




Espero que essas dicas tenham ajudado vocês a conhecerem a finalidade de cada tipo de pincel. Aqui falamos dos pincéis básicos ok? Quando eu encontrar um kit de pincéis bacana eu farei resenha e indicarei para vocês, mas até o momento não encontrei um kit de pincéis bom e com preço acessível (claro rsrs).

Qualquer dúvida deixe nos comentários!

Beijos e até a próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram